Análise de Água


Análise de ÁguaIMG_3956

A análise dos parâmetros de qualidade de água permite ao produtor, verificar, acompanhar e monitorar as condições da água de sua unidade de produção. Desta forma, pode-se estabelecer um diagnóstico preciso das variações sazonais causada por fatores ambientais, da produção ou externos. Além disso, realizada regularmente, os dados gerados expressam as condições da água de cultivo ao longo do tempo. Estes resultados são de extrema importância para os produtores pois identificam os problemas na piscicultura auxiliando em um plano de negócio a longo prazo e nas tomadas de decisões.

O laboratório de limnologia da PREVET conta com técnicos especializados para realizar analises precisas das principais variáveis que afetam a produção, sendo assim de extrema importância econômica para o produtor. Também são verificadas as variáveis limnológicas monitoradas por órgãos reguladores da qualidade da água dos parques aquícolas.

As variáveis analisadas em laboratório são: Amônia, Nitrito, Nitrato, Fósforo Total, Alcalinidade, Turbidez e Sólidos suspensos. A metodologia utilizada é o American Public Health Association 2005 – APHA – Standard methods for the examination of water and wastewater.

 


Amônia, Nitrito e Nitrato

Para a produção fotossintética, o nitrogênio deve apresentar-se nas formas de nitrato ou amônia. Contudo, os compostos nitrogenados em elevadas concentrações podem ser tóxicos aos organismos aquáticos.

As formas inorgânicas de Nitrogênio também são indicativos do estado de funcionamento de filtros biológicos.

 


Fósforo Total

Altas concentrações de nutrientes, sendo o fósforo um deles, no corpo de água resulta em eutrofização, florescimento de algas, decréscimo de oxigênio e aumento da perda orgânica. Estes efeitos podem causar elevada mortandade de peixes, aumento no crescimento de macrófitas e liberação de toxinas.

 


 

Alcalinidade

Entre os sais responsáveis pela alcalinidade estão os bicarbonatos, carbonatos, silicatos, fosfato e humatos. A análise de alcalinidade é de extrema importância uma vez que em águas alcalinas com forte sistema tampão, grande parte dos íons de amônio resultam em amônia gasosa, tóxica aos peixes.